Smartphones podem causar depressão em adolescentes

De acordo com um estudo, a razão disso não é, necessariamente, isolamento social — e sim a privação de sono causado pelas horas que você passa no Instagram

O hábito de conferir o celular antes de dormir e logo depois de acordar é comum, principalmente entre os mais jovens. Nunca passamos tanto tempo encarando telas — e pesquisadores do mundo todo estão determinados a entender quais são os efeitos disso no nosso cérebro. Nesta semana, profissionais da Universidade Stony Brook, nos EUA, apresentaram um estudo na conferência das Associated Professional Sleep Societies em que relataram uma relação entre o uso da tecnologia e a depressão entre adolescentes.

Aproximadamente três mil pessoas com cerca de 15 anos foram ouvidas entre 2014 e 2017. O levantamento questionou quanto tempo eles passavam em quatro tipos de atividades envolvendo telas: assistindo TV, jogando videogame, conferindo redes sociais e usando a internet em qualquer meio. Em seguida, foi perguntado se eles haviam apresentado algum sintoma de depressão.