” Como seres humanos a nossa grandeza reside não tanto em ser capazes de refazer o mundo… mas em sermos capazes de nos refazermos a nós mesmos.” ~ Gandhi

Para a maioria das pessoas que luta pela depressão e ansiedade, às vezes é comum estar semanas sem sair de casa ou comunicar com amigos e familiares.

Como a maioria das pessoas, a minha mente corre a mil à hora com pensamentos depressivos e ansiosos:

“Por que não poderia minha vida ser melhor?”

“Toda a gente tem mais diversão e uma vida melhor do que eu.”

“Eu deveria ser como isto ou aquilo.”

“Se ao menos eu tivesse um pouco mais de dinheiro …”

Então, o meu mundo desabou. Eu perdi meu emprego, minha namorada, e um bom grupo de amigos, todos de uma vez. As perguntas e dúvidas mantiveram-se girando em torno de minha cabeça por meses. Eu estava num completo caos.

Eu estava à beira da descoberta embora; Eu só não sabia disso na época.

 

 

Um dia, eu decidi que estes pensamentos tinham de acabar.

Investiguei o que estava provocando a minha depressão e conclui que um importante fator contribuinte foi a minha voz interior.

Eu precisava de mudar os meus pensamentos de alguma forma. Eu precisava de reorientar os meus pensamentos para serem mais positivos.

Eu tentei um monte de coisas diferentes: ler livros, ver palestrantes motivacionais, conversar com amigos e família, fazer exercício, tomar vitaminas… Mas nada funcionou. Nalguns casos, até me fizeram sentir pior. Eu simplesmente não conseguia ter pensamentos mais positivos. Eu precisava de algo mais.

Decidi combater fogo com fogo. Sempre que me sentia mal, eu ia escrever as razões pelas quais eu não deveria me sentir assim.

E adivinhem? Para minha surpresa, funcionou. Muito bem, na verdade! Agora, se eu me sentir mal, eu acho que os 20 pensamentos seguintes podem-me ajudar a evitar cair em depressão. Espero que vos ajudem também.

Por favor, note que a depressão e ansiedade é algo complexo. Enquanto isto me ajudou, isto pode não se aplicar a si. E isto definitivamente não é um substituto de ajuda profissional.

Segue a seguir os pensamentos positivos para sair da depressão.

1. A fim de ter coisas boas, deve haver coisas más.

Sem um, o outro não poderia existir. Então, ao invés de se lamentar a má e comemorando o bom, celebre ambos. Comemore o mal porque ele acabará por ser bom. E celebrar a boa antes que ela se torne má.

2. Você nunca será perfeito, exatamente como todos os outros.

Ninguém é perfeito.

3. As pessoas são más ou com raiva ou tristes, porque precisam ser naquele momento.

Assim como um relâmpago, parece muito intenso e que vai durar para sempre, mas é apenas temporário.

4. Não há tal coisa como demasiada boa.

Você nunca quer descobrir o que é isso. Eventualmente, ele vai se transformar em algo mau.

5. Você não pode controlar tudo e todos.

Então, porque se preocupar tentando? Você não pode mudar a maneira como as coisas acontecem, mas você pode mudar a sua reação a elas.

6. Dinheiro e riqueza não é a mesma coisa.

O dinheiro só pode comprar o material. A riqueza é algo que o dinheiro não pode comprar. O dinheiro são joias e bons carros. A riqueza é uma barriga cheia e uma casa cheia de entes queridos.

7. Você está exatamente onde você está agora, porque é onde você precisa estar.

Você só vai entender o porquê, em retrospectiva.

8. Você não quer ou precisa saber o futuro.

Alguma vez você já jogou um jogo com um adversário inferior? Depois de um tempo, é óbvio que você vai ganhar. Então parar de jogar. O mesmo seria verdade se você soubesse o futuro. A diversão está no não saber. Acolha isso! Deixe a vida te surpreender!

9. Ninguém vai se lembrar do que você fez no escritório ou em casa mais cedo. 

Se ninguém mais está preocupado com isso, porque você deveria?

10. A vida não te assalta ou lança bolas a você; você recebe o que você dá.

Acho que você merece o melhor? Dê melhor.

11. Se você não gosta de alguém ou eles não gostam de você é porque você vê algo em cada um deles.

O| mundo tem milhões de pessoas, e você pode encontrar pessoas com os mesmos interesses que você. Não se preocupe tanto.

12. Agora, neste instante, você tem tudo que você precisa para ser feliz: Ar nos seus pulmões, sangue em suas veias, e os lábios para sorrir.

Já parou para pensar nisso?

13. Quando as coisas se estragam e precisam consertar, elas nos dão algo para fazer.

Não é o fim do mundo.

14. Todo mundo comete erros.

Mesmo as pessoas que você pensa serem perfeitas.

15. O sucesso não tem uma definição padrão.

A coisa bonita é que você começa a defini-lo por si mesmo.

16. A vida é muito simples. 

Nós apenas insistimos em complicá-la.

17. Você não precisa de algo para ser feliz. Você precisa de alguém e esse alguém é você.

Primeiro você.

18. Assim como você olha para alguém, alguém lá fora, olha para você. Aja em conformidade.

Aja em conformidade.

19. Há uma lição escondida em tudo.

Você apenas tem que a encontrar.

20. Outras pessoas tiveram os seus problemas antes e conseguiram superá-los. Você também pode.

Espero que isso ajude você em sua jornada para se tornar, uma pessoa inteira mais positiva.

Algo tão simples como ter pensamentos positivos e reorientar os seus pensamentos pode ter um grande impacto em sua vida e aliviar os sintomas da depressão.

Pensamentos positivos ajudam a curar a Depressão

Pensamentos Positivos E Ações Positivas São Fundamentais No Tratamento E Prevenção Da Depressão E Demais Desordens Emocionais.

Agradeça sempre a Deus por tudo o que você é e tem. A gratidão é o maior segredo para a felicidade. Ser feliz é ser grato por tudo que tem. Evidentemente que não podemos nos acomodar e apenas “esperar”. A procura da evolução, de alcançar novos objetivos nos impulsiona e pode nos torna pessoas mais felizes.

Pratique regularmente uma atividade física e  Procure aquela que mais lhe agrade, que lhe proporcione prazer. Conheço pessoas que reclamavam de ter que praticar em academias, mas encontraram nas atividades ao ar livre uma excelente opção. Há aquelas que encontraram na dança sua atividade ideal. Então erga-se, tenha bom ânimo, mexa o esqueleto e coloque os músculos pra trabalhar. A alimentação saudável está intimamente ligada à saúde mental; onde cerca de 90% das doenças nasce devido a má alimentação, inclusive, a depressão.

Faça uma lista com pontos positivos que você tem, é e gostaria de ser ou ter. Exemplo: Sou Feliz, Sou Inteligente, Sou Belo(a), Sou Bem-Humorado(a), Sou corajoso(a), Tenho Disposição, Tenho Fé,… e leia pelo menos 3 vezes,  pela manhã, de tarde e a noite.

Seja assertivo.

Uma pessoa assertiva é firme e direta, sem sentir ou causar constrangimentos. Ter capacidade de se afirmar de maneira clara, objetiva e transparente. A pessoa assertiva controla sua ansiedade, diz o que tem que dizer sem ser hostil com seu interlocutor.

É, por assim dizer, a pessoa que permite defender os próprios direitos sem violar os direitos dos outros. Tenha em mente, você não é pior, nem melhor do que ninguém. Nunca se inferiorize. Algumas pessoas acham que ser humilde é se colocar numa posição como inferior. Ser humilde é aceitar e reconhecer quando erra, mas nunca se deixando tomar por um complexo de inferioridade, é tratar as pessoas como igual.

Invista em algo que goste. Procure sempre que possível gastar algum dinheiro em viagens, cursos e aprendizado. Investir naquilo que lhe dá prazer.

Enfrente seus desafios, não fuja deles.

Sabe aqueles pontos positivos que falamos lá acima? Pois é, coloque em todos os lugares(num mural em casa, na porta de seu guarda-roupas,  no vidro do espelho da penteadeira,na porta da geladeira,…) boas memórias, frases positivas e animadoras, fotos de seus entes queridos, de coisas e lugares que lhe transmitam paz e conforto.

Seja bom com seus semelhantes

Sempre cumprimente e seja bom com as pessoas. Outra coisa que funciona bem é doar. Isso mesmo, doar. Quando doamos recebemos mais do que aquele a quem doamos.

Não há necessidade de se despojar de seus bens, nem propriedades e sair por aí distribuindo dinheiro aos quatro cantos. Mas, doar um tempinho pra ser voluntário em algum projeto social, quem sabe da sua igreja, ou do bairro onde more. Seja distribuindo sopa uma vez por semana a moradores de rua, seja visitando enfermos em clinicas e hospitais, seja participando de uma campanha de arrecadação de donativos, etc.

Essa energia positiva sempre retorna. Acredito que você já ouviu a frase: “Gentileza gera gentileza”.  “Colhemos sempre o que plantamos”. E também: “É dando que se recebe”.

Não permita o que lhe faz mal

Procure desfazer do que lhe incomoda, do que cause dor ou sofrimento. Esqueça as coisas ruins, lembre-se das coisas boas e concentre-se nelas. Toque a vida pra frente. Exclua de seu vocabulário palavras negativas e palavras que trazem o mal. Lembre-se que, as palavras têm poder. Sempre…Sempre… Sempre pensamentos positivos.

-Cuide da sua postura. Corrija se necessário seu sentar, andar, comer,…

-Ouça boa música, que lhe traga coisas boas, sentimentos bons e leia bons livros, que agregue a sua formação pessoal, psicológica e mesmo profissional.

-Cuide-se e sinta-se atraente. Mesmo que alguém lhe venha chamar de vaidoso(a), não se importe com isto. Algumas pessoas criticam, aquilo que no fundo gostariam de ser ou fazer.

-Não se cobre demais, não procure a perfeição em você, nem nas outras pessoas. O bem feito, o sensacional, nem sempre precisa ser perfeito.

Deus está em você

-Acredite em DEUS, pois com suas bênçãos, nada é impossível.Tenha FÉ! Não estou pregando religião ou ideologia. Estou apenas afirmando o que até a ciência já constatou nas várias e várias vezes que se deparou com o irremediável, com as causas perdidas, com o impossível sendo realizado. Quando se deparou com a FÉ, transformando o que parecia irreal em realidade. Eu mesmo, já testemunhei muitas vezes o poder da FÉ. Volto a insistirtenha FÉ! Cuide de seu lado espiritual. Não somos um corpo com uma alma. Somos uma alma com um corpo.

“A felicidade é como um controle remoto,perdemos sempre, ficamos loucos procurando por ele e muitas vezes, sem saber, estamos sentados em cima dele.”  Professor de Harvard

AVISO: Este blog é meramente informativo. Persistindo os sintomas, 
procure um profissional de saúde competente.