Como anda seu nível de depressão, ansiedade e estresse? Faça o teste agora!

Teste de Depressão, Ansiedade e Estresse – Saiba mais sobre o Questionário da Saúde do Doente ou PHQ-9

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressãoansiedade e estresse que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Ele tem 21 perguntas e leva cerca de 3 minutos para ser respondido. Entenda como funciona e faça sua avaliação!

A função principal do teste DASS-21 é avaliar a severidade dos sintomas centrais da depressão, ansiedade e estresse. Desta forma, a avaliação permite não só uma maneira para medir a gravidade dos sintomas do paciente, mas também um modo de acompanhar e medir a resposta do paciente ao tratamento psicológico.

O resultado do DASS não deve ser usado sozinho para avaliar a presença ou ausência de qualquer transtorno. Pontuações mais altas no DASS certamente devem alertar o profissional, seja um psicólogo ou psiquiatra, para um elevado nível de sofrimento do paciente. Isso precisa ser mais explorado no âmbito do processo de diagnóstico. Da mesma forma, as baixas pontuações no DASS não devem ser um substituto para uma entrevista clínica mais ampla.

 O teste DASS e o diagnóstico

Embora o DASS possa contribuir para a avaliação dos níveis de ansiedade ou depressão, o questionário não é concebido como uma ferramenta de diagnóstico. Na verdade, uma série de sintomas típicos da depressão, tais como alterações no sono, no apetite e o surgimento de distúrbios sexuais, não são cobertos pelo DASS e precisam ser avaliados de forma independente. O DASS não se destina a substituir um diagnóstico.

Aviso importante

O resultado da avaliação não indica um diagnóstico conclusivo. Para determinar qualquer diagnóstico potencial discuta seu resultado com um psicólogo ou um médico psiquiatra

 

Instruções para o teste : Clique Aqui E Faça Seu teste.

Os resultados deste questionário são totalmente anónimos e confidenciais uma vez que não lhe são solicitados dados pessoais.

O resultado pode constituir uma indicação, mas o teste não faz o diagnóstico de depressão. Apenas o seu médico, ou um especialista, pode confirmar o diagnóstico. Se faz sentido que esteja muito em baixo e se pensa que pode estar deprimido(a), deve ir ao seu médico. Leve o resultado deste teste consigo – pode ser uma forma útil de começar a conversa com o seu médico.

.